Um dos principais atores do processo educativo é o professor, que deve assumir a nobre missão de abrir os olhos, as mentes e os corações dos alunos para a compreensão do mundo, formando indivíduos conscientes de seu papel enquanto cidadãos pensantes e atuantes em prol do bem-estar da sociedade a partir da adoção de condutas éticas e do desenvolvimento de um olhar crítico.
Partindo do entendimento de que é preciso uma educação contextualizada que prepare o aluno para analisar e enfrentar questões sociais, econômicas, ambientais e políticas – entre outras – numa esfera que vai do local ao global, a Humanidades trabalha com três conceitos imprescindíveis à formação dos professores que impactam, diretamente, no processo de construção do conhecimento pelos alunos.
Abaixo, um pouco mais sobre cada conceito:
O Conectivismo parte do pressuposto de que o aprendizado é complexo, multifacetado e não linear. Defende níveis de aprendizagem diversificados, ritmos diferenciados de construção do conhecimento, aprendizagem mediada pela tecnologia ,construção de conhecimentos como processo e não como fim em si mesmo, habilidade de enxergar conexões, reconhecer padrões e dar sentido.
A Ensinagem engloba tanto a ação de ensinar quanto a de apreender, em processo contratual de parceria deliberada e consciente para a construção do conhecimento. Propõe a ideia de que não basta ensinar o que é conhecido; é também necessário capacitar o aluno para questionar, refletir, transformar e criar; é preciso ensinar de um modo diferente, desenvolver a capacidade de testar, arriscar, pesquisar e construir nos ambientes de aprendizagem. A partir da Ensinagem o professor é levado a compreender que o método educativo deve primar pelo ensino que facilita a autoaprendizagem e utilizar as novas tecnologias que possibilitem a compreensão dos conteúdos a partir de abordagens diversas, como visual, auditiva e textual, adaptáveis, sempre, às necessidades e diferenças dos alunos.
A Autoaprendizagem prega a aprendizagem consciente, autônoma, interativa e contínua . Ela envolve uma forma de ensino com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, a superação de atitudes passivas diante da construção do conhecimento e a necessidade da comunicação e da informação sem fronteiras com o objetivo de oportunizar autonomia ao aluno.