O Programa Consciência contribui diretamente para o processo de formação transdisciplinar do jovem do ensino médio ao propor a ele a criação de um movimento social/revolucionário que traduza suas concepções. Isso é feito a partir do resgate dos conteúdos e ícones significativos dos movimentos sociais /revolucionários da história e do despertamento de sua consciência, que o lança a um sentido maior de vida.
O principal instrumento do Programa é o livro A Consciência é mais do que ela diz - Os grandes movimentos sociais/revolucionários a partir da consciência de seus ícones, que apresenta as características mais marcantes e significativas do Humanismo, Renascimento, Iluminismo e Existencialismo, movimentos que mudaram o contexto artístico-científico e influenciaram todo o conjunto de conceitos filosóficos, psicológicos, econômicos, políticos e sociais de gerações, provocando novas atitudes individuais e coletivas. O Consciencialismo é destacado como um dos movimentos contemporâneos.
A principal proposta é formar um jovem apto ao diálogo, ao pensamento crítico e ao exercício da cidadania emponderado de seu papel enquanto agente modificador.